quinta-feira, 1 de julho de 2010

Visão Holística

Para os filósofos e outros estudiosos, o holismo ou a visão holística, ou ainda, a teoria dos sistemas, é uma maneira de ver o mundo, onde o homem e o universo formam uma entidade única, completa e intimamente associada, cujas propriedades não podem ser reduzidas às propriedades das partes, e cujas propriedades são destruídas quando por ventura o sistema for fragmentado.

O holos é uma visão não-fragmentada do real, em que a sensação, os sentimento, a razão e a intuição se equilibram, se reforçam e se controlam reciprocamente, permitindo ao homem plena consciência, a cada momento, de todos os fatores envolvidos em cada situação ou evento de sua existência. Permitindo-lhe tomar a decisão certa, no momento certo, com sabedoria e amor espontâneo, implicando na presença de valores éticos de respeito à vida, onde a humanidade e a natureza formam um conjunto indissolúvel, interdependente e em constante movimento.

É uma visão na qual, paradoxalmente, não só as partes de cada sistema se encontram no todo, mas em que os princípios e leis que regem o todo se encontram em todas as partes.

O holismo visa à integração dos seres em seus aspectos físicos, emocionais e mentais, não somente como matéria, consciência, e emoções. Considerar isoladamente alguns destes aspectos, seria perder de vista a sua integridade, isso porque os sistemas vivos interagem continuamente e indefinidamente.

0 comentários:

Postar um comentário